quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Apresentação

Este trabalho tem a finalidade de construir uma ponte entre os caminhos que separa a educação escolar da educação ambiental, apontando as melhorias das condições da água no meio ambiente, sensibilizando jovens e adolescentes que percebam e entendam as consequências ambientais de suas ações contra os recursos hídricos, de forma que contribuam para a reconstrução do ambiente, de modo que minimize os impactos negativos do meio ambiente.

Justificativa


A água é o único recurso natural que está atrelado a todos os aspectos da civilização humana, desde agricultura até os valores culturais na sociedade, é um recurso essencial para a sobrevivência do ser humano e de várias espécies para a produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Objetivo geral

Promover a conscientização sobre a importância da utilização racional dos recursos hídricos para evitar que futuras gerações não sofram conseqüências rigorosas por conta da interferência do homem em nosso meio ambiente. Objetivando intensificar o conhecimento sobre o valor inestimável da água potável no nosso Planeta Terra que está diminuindo e ficando mais escassa a cada dia. Dessa maneira, potencializar habilidades e competências sócio-educativas, estabelecidas por metodologias dinâmicas de participação, cooperação e ação coletiva,construindo junto com os alunos do 6º (ou 5° v publico alvo) ano conceitos sobre a importância da água em nossa vida.

Objetivos específicos 

  • Assimilar e potencializar habilidades e competências sócio-educativas, estabelecidas por metodologias dinâmicas de participação, cooperação e ação coletiva, balizando o processo de sensibilização ecológica;
  • Avaliar a inter-relação social, valorizando o fazer coletivo;
  •   Conceituar atitudes de cooperação e responsabilidade com o meio ambiente;
  •   Conceituar sobre a degradação dos recursos hídricos, buscando um posicionamento crítico sobre o desperdício da água;
  •   Fornecer dicas sobre como melhor cuidar os recursos hídricos e o meio ambiente;
  •   O projeto busca indicadores que devem ser compreendidos como informações quantitativas e qualitativas permitindo que um componente ou ação seja descrito nos limites do conhecimento, a fim de valorizar o bem-estar humano e a qualidade ambiental, em foco os recursos hidrográficos;
  •   Propiciar o desenvolvimento cultural,artístico, ambiental e humanístico dos envolvidos, agregando procedimentos gerais de arte educação, apoiados em pilares pedagógicos de observação, experimentação e representação;
  • Proporcionar um ambiente favorável para as discussões troca de opiniões, buscando a construção de novos conceitos e informações da ação do homem aos recursos hídricos;
  •   Qualificar uma transformação de forma que o discente tenha a sensibilidade de que o homem é o responsável pela preservação do meio ambiente.


Revisão teórica




O planejamento e elaboração das estratégias de intervenção junto ao publico alvo ocorreram a partir da compreensão de que o enfrentamento dos problemas relacionados à escassez de recursos hídricos requer não apenas o desenvolvimento de novas tecnologias e/ou utilização de técnicas para dessalinizar as águas existentes, mas, sobretudo a elaboração de ações permanentes junto às comunidades no intuito de prepará-las para desenvolver hábitos saudáveis e racionais em relação à utilização da água, bem como para que compreendam a importância do exercício da cidadania, com vista à melhoria da qualidade de vida.

Procedimentos metodológicos

Envolvimento direto dos participantes em atividades teóricas e práticas, discussões, formulação, construção de materiais e instrumentos, elaboração e aplicação de didáticas lúdicas, apresentação de vídeos e música.

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